Atendimentos Psicopedagógicos
Atendimento psicopedagógico terapêutico
Atendimentos Psicopedagógicos
Os atendimentos psicopedagógicos são sessões de acompanhamento da criança e do adolescente, que partem da investigação sistematizada à intervenção especializada para cada caso, presando pelo desenvolvimento pleno das habilidades cognitivas, motoras e sociais.
As sessões são realizadas no ambiente clínico, diante da demanda solicitada pela família e/ou pela escola, que encaminham as queixas mais pertinentes mediante as necessidades educacionais do(a) escolar.
A partir da queixa inicia-se o processo de investigação, marcado pelo rastreio das habilidades cognitivas, afetivas e motoras, que são fundamentais para que o processo de aprendizagem aconteça de forma efetiva e adequada.
Durante as sessões de avalição, dos atendimentos psicopedagógicos, são aplicados testes, protocolos de rastreio, questionários, além das observações clínicas, familiares e escolares, que direcionarão as próximas etapas.
Através dos resultados dos testes, dos protocolos, questionários e das observações, é possível traçar o perfil cognitivo atual do(a) educando(a), de forma cautelosa e segura, a fim de direcionar a necessidade ou não de outras avalições multidisciplinares.
No caso das famílias que recebem o diagnóstico clínico para transtornos neurobiológicos, onde as alterações cognitivas são correlacionam o baixo desempenho escolar, muitas são incertezas, frustrações, luto e ansiedade, não sendo fácil a aceitação dessa nova fase, por isso que a minha missão é trazer esperança e leveza para essa caminhada, já que os transtornos neurobiológicos são pedras ao longo do percurso e é possível que o(a) escolar tenho um futuro de sucesso!
O processo de avaliação é fundamental para guiar os atendimentos psicopedagógicos de maneira efetiva e eficaz!
As linhas de intervenção são infinitas, com possibilidades riquíssimas disponibilizadas pela ciência, sendo o percurso mais longo dos atendimentos psicopedagógicos, onde os pacientes passaram por diversas etapas, desde as mais simples até as mais complexas, com a finalidade de fortalecer a relação aluno(a) – aprendizagem, aumentar a autonomia e a funcionalidade diante das demandas escolares, aperfeiçoar à escrita e a fluência de leitura, habilitar/reabilitar funções cognitivas e direcionar à criança e o adolescente rumo ao sucesso no processo de aprendizagem.
Os atendimentos psicopedagógicos são indicados para crianças e adolescentes que apresentam:
- Falta de motivação para estudar e desorganização com os materiais e os estudos;
- Dificuldades na leitura e na escrita – grafia ilegível, leitura segmentada e ortografia;
- Repetência e/ou baixo desempenho escolar;
- Dificuldades de memória, atenção e planejamento;
- Alterações de humor diante das tarefas escolares;
- Dificuldades em aritmética/matemática;
- Portadores de transtornos neurobiológicos com comprometimento na aprendizagem – TEA, Dislexia, Disortografia, Discalculia, Disgrafia, TDAH, TOD, Paralisia Cerebral, entre outros;
- Dificuldades em acompanhar os conteúdos escolares;
Os principais objetivos dos atendimentos psicopedagógicos são tornar o(a) escolar capaz de escolher os melhores caminhos pensando estritamente em suas realizações pessoais e profissionais, que seja autônomo(a), conseguindo caminhar sozinho(a) rumo as infinitas possibilidades, afinal as dificuldades e os transtornos de aprendizagem são apenas lombadas e não muralhas, que afastam os desejos e os sonhos daqueles que às têm!
Diante das dificuldades de aprendizagem procure ajuda especializada!
Lembre-se sempre: o futuro é incerto, mas você tem a chave para encaminhar o(a) seu(sua) filho(a) a um futuro de sucesso!
Acompanhe-me pelas redes sociais: Instagram e Facebook!
Entre em contato para conhecer os atendimentos psicopedagógicos na prática!
Outros Serviços
Depoimentos
Dúvidas ou sugestões? Fale Conosco!
-
Telefones
-
E-mail